O seu site é uma ferramenta de vendas.
Isso é indiscutível.
É a sua empresa na internet.
Mas ele não vende sozinho.
É preciso de marketing. Muito marketing.
SEO – Estratégia de Busca Orgânica
O seu site foi estruturado para SEO, que é a busca orgânica do Google.
SEO no seu site tem a ver com o título das páginas e dos produtos.
Assim, você tem que pensar e não escrever qualquer coisa no título.
Pensar em palavras que as pessoas estão buscando relacionadas ao seu site e produtos, principalmente no Google.
SEO no seu site tem a ver com a descrição (o texto) das suas páginas e produtos.
Assim, você tem que pensar e não escrever qualquer coisa na descrição.
Tem que estruturar o texto para incluir palavras que as pessoas estão buscando relacionadas ao seu site e produtos, principalmente no Google, mas também palavras e textos que levem as pessoas a efetuar uma ação, que na melhor hipótese seja entrar em contato ou fazer uma compra no seu negócio.
E SEO tem mais uma dezena de itens para fazer o seu site rankear bem na busca orgânica do Google.
Mas o problema é que essa busca orgânica pelo Google, via SEO representa no máximo 10% do tráfego que vem para seu site.
Só 10% ????
Tá, mas e os outros 90% ????? Vem de onde????
Redes Sociais
Bom, você está trabalhando bem as suas redes sociais?
Principalmente Instagram e YouTube?
Publicando stories, posts e videos no feed do Instagram e Facebook, pelo menos 7 vezes por semana?
Está publicando um ou dois conteúdos em vídeo de pelo menos 30 minutos no YouTube, por semana?
Se sim, ótimo! Você está conseguindo mais uns 20% de tráfego para seu site.
Chegamos a 30%.
Tá! Tá! Tá!
E os outros 70% ???
Difícil, não é?
Bem vindo ao mundo do marketing digital.
Não é fácil e é muito concorrido.
Mas no mundo físico, também é.
Ter uma loja física e fazer marketing offline, também tem suas dificuldades.
O ponto chave é vender.
Vendas é o oxigênio de todo negócio.
Vender não é o plano B. É o plano A.
Sempre vai ser.
E para vender é preciso de marketing.
Ou a coisa não vai para frente.
Tráfego Pago
E o marketing para atrair esses 70% restantes de tráfego para seu site é realizado através de tráfego pago.
Sim, tráfego pago através do Facebook, Instagram, Google e YouTube.
Esses 4 dominam o tráfego e a audiência da internet.
Você paga para esses 4 e eles mandam gente (sim, gente com CPF e cartão de crédito) para o seu site, e lá no seu site, você vende!
Assim, sua atividade como dono do seu negócio é colocar essa estratégia em operação.
Ou você vai ficar esperando uma venda chegar do nada?
Do nada, não funciona!
E para começar no tráfego pago, você precisa basicamente de 3 coisas, que acredito que você já possua:
- Uma conta no Facebook
- Uma conta no Google
- Um cartão de crédito (para pagar os anúncios)
No Facebook, você precisa ir até: https://www.facebook.com/business/ads
E seguir os passos para criar sua conta e o seu primeiro anúncio.
Lá no Facebook Ads, você conseguirá anunciar no próprio Facebook e também no Instagram.
Já irá dominar 2 canais de tráfego pago.
No Google, você precisa ir até: https://ads.google.com/
Criar sua conta de anúncios e seguir os passos do Google para criar seu primeiro anúncio.
E lá no Google Ads, você conseguirá anunciar no próprio Google e no YouTube também.
Já irá dominar os outros 2 canais de tráfego pago.
Minha dica, é você começar com R$ 10,00 por dia em anúncios. O que vai dar R$ 300,00 por mês.
E isso é um investimento que toda empresa pode começar a pagar para chegar a alcançar até 70% do tráfego para seu site.
Sem isso, tudo fica mais difícil.
Bom, por hoje é isso.
Eu criei esse conteúdo para você ficar presente que sem tráfego pago, e um bom trabalho nas redes sociais, a evolução do seu negócio pode ser mais lenta.
E você não tem tempo para esperar.
Esse é o caminho das pedras que você deve seguir.
Nos vemos online,
Robson Wolanski
WPFox – Sites para Negócios